quinta-feira, 3 de junho de 2010

" SERGUEI "


Serguei (nome artístico de Sérgio Augusto Bustamante, Rio de Janeiro, 8 de novembro de 1933) é um cantor de rock brasileiro, notável por seu pansexualismo, e um suposto namoro com a cantora Janis Joplin que conheceu em 1968.
Nascido na zona norte da capital fluminense, Serguei, na infância, teve um amigo russo que lhe chamava de "Sergei" ("Sérgio" em russo), porque tinha dificuldade em pronunciar seu nome corretamente, e o apelido ficou.
Em 1970, lança o compacto com "O Burro Cor-de Rosa" e "Ouriço", produzido por Nelson Motta, com sugestivas letras que lhe renderam alguns probleminhas com a ditadura.
Serguei foi uma das primeiras sintonias com a pré-psicodelia em "Eu Não Volto Mais" e "As Alucinações De Serguei", de 66. Usou e abusou das cores da Tropicália muito antes de flertar com ela na canção "Alfa Centauro". E, mais tarde,
"O Burro Cor de Rosa" e "Eu Sou Pisicodélico". Todas estas, entre outras, estão sendo resgatadas e relançadas pelo selo paulista Baratos Afins.

Gravou alguns compactos mas só lançou seu primeiro disco de longa duração aos 57 anos, com covers de bandas como Rolling Stones e Beatles. Desde 1982 vive em Saquarema, Rio de Janeiro, e mantém em sua residência um museu, chamado Templo do Rock.

No dia 4 de maio de 2007 foi ao Programa do Jô na Rede Globo e, em dois blocos de entrevista, o cantor falou sobre o espetáculo que faria durante a Virada Cultural em São Paulo com a banda The Rose Blues Band. Durante a entrevista, foi acompanhado pela banda Made in Brazil, que está completando 40 anos, e pelo guitarrista e também roqueiro Marcelo Bustamante, primo irmão de Serguei. Pediu para ser anunciado como o Divino do Rock, pois está cansado de ser chamado de lenda viva do rock, arquivo do rock, ícone etc. Mostrou-se um VT da nova casa de Serguei, onde funcionava o museu do rock, em Saquarema, no estado do Rio. Serguei tem seis cachorros, é pansexual, e só se desloca de bicicleta. Cantou trecho em francês de Chanson D'Amour e fez diversas palhinhas durante a entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário